Com certificado do Serviço de Inspeção Municipal, CIMURC contempla mais uma agroindústria

Atualizado: 28 de set. de 2021

O Consórcio Médio Rio das Contas realizou na manhã da última sexta-feira, 24, a entrega do certificado de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para a empresa Queijaria Relíquias de Minas, que fabrica queijos, doce de leite, manteiga e iogurtes de forma artesanal. Estiveram presentes a secretária executiva do CIMURC, Junecassia Rocha Lobo, representando o presidente da entidade, Zé Cocá, que é, também, prefeito de Jequié; o vice-prefeito de Ipiaú, Antonio Cezario Neto, representando a prefeita, Maria das Graças Cesar Mendonça; O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, Poleandro Silva; A secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias; a médica veterinária do SIM do município, Vanessa Fonseca; o presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, vereador Robson Moreira; os empresários, Simone Faulhaber e Leonardo Olivier, proprietários da empresa contemplada pelo certificado; o médico veterinário do CIMURC, Weldon Moreira; além de colaboradores ligados a Queijaria Relíquias de Minas.

A implementação do SIM é resultado de uma parceria entre o CIMURC e a Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR). Com o certificado, a empresa passa a competir com outros produtores que já possuem a certificação, sendo esta uma forma de garantir mais segurança sanitária aos seus consumidores.

O SIM é um serviço sanitário, voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local. Agora, com a produção certificada, será possível comercializar para outros mercados e, assim, gerar mais emprego e renda para a região.